sábado, 16 de maio de 2015

A importância dos Samples


O uso de trechos de diferentes sons (falas, músicas, sons da natureza, etc.) é uma característica fundamental da estética eletrônica. Esse recurso é quase tão antigo quanto a própria música eletrônica e está presente tanto nas pistas de dança quanto nas academias de música erudita. Vamos abordar aqui como esses trechos, denominados samples, são utilizados nos principais estilos e como você, em suas produções, pode incorporá-los tanto para melhorar a qualidade do seu som quanto como um recurso criativo

Boa parte dos produtores de música eletrônica tem uma experiência enquanto DJs e uma característica de todo bom DJ é ser uma enciclopédia ambulante de música, conhecendo um número muito grande de gravações e o que se enquadra em cada ocasião. Por causa disso, muitos desses produtores fazem sucesso com produções quase que inteiramente feitas de samples. Muitos acham isso controverso, já que poderia ser uma forma de plágio. Eu, pessoalmente, acho que se trata de uma arte muito bem-vinda, já que consegue reunir em uma única música a riqueza de várias outras.

Um exemplo disso é a música Praise You, do Fatboy Slim. Ela envolve basicamente duas músicas:


Outro exemplo é a música Eple, do Röyksopp, que é feita sobre um sample dessa música: 

No primeiro caso (Fatboy Slim), os samples são usados com poucas modificações. No segundo, é possível perceber que o Röyksopp colocou um delay e montou sua melodia alterando o pitch (tom) do sample. 

Existem também músicas feitas inteirinhas com pequenos pedaços de inúmeros samples. Um exemplo bem característico é a música New Process do Akufen. 

Outros produtores, contudo, não baseiam suas músicas em samples, embora os utilizem com frequência nas batidas, ou para acentuar um ponto ou outro da música. No caso das batidas, um exemplo crucial é o Amen Break, que está presente nas batidas desses estilos, principalmente: breakbeat, do hip-hop,  do garage, do jungle e do drum and bass. Trata-se de uma frase de bateria da música Amen Brother da banda de funk The Winstons (1969). Acho que é um dos samples mais utilizados no mundo e praticamente todo mundo o reconhece em sua versão normal, mais rápida e mais lenta. Ouça no vídeo abaixo: 


O house também é um estilo de música eletrônica que raramente fica sem samples, mas nesse caso, os samples complementam a melodia feita em sintetizador. Em geral são samples de falas ou de instrumentos reais, principalmente sopros, baixos e guitarras. A música One Day do Bakermat é um exemplo disso, tendo trechos de um discurso do Martin Luther King e frases tocadas em sax. 

Esses são os casos mais óbvios de usos de samples. Mas existe outra forma de se utilizar samples que envolve pegar pequenos pedaços, jogar efeitos e usá-los como se fossem um instrumento. A música house francesa é conhecida por fazer isso, usando síntese subtrativa (filtros) sobre os samples,  e o grande nome é o duo Daft Punk (esse video mostra vários casos). Dizem que o pessoal do Daft Punk não conseguiu o direito de samplear uma algumas músicas, então contrataram músicos para reproduzir as músicas que eles queriam samplear, recortaram trechos dessa gravação e aplicaram efeitos sobre eles. Haja paixão. 

Caso você queira produzir música eletrônica, utilizar samples é uma arte e existem mil maneiras de aplicar bem esses trechos de outras gravações. Mesmo que você não esteja interessado em utilizar samples de forma alguma em suas melodias, eu recomendo fortemente o uso de samples de batidas no fundo das batidas que você mesmo fez, como se fosse um eco (procure pela técnica de layering). Isso ajuda a deixar o seu som mais orgânico além de dar mais dinâmica nas batidas, o que é essencial - principalmente - em estilos Dance. 

Usar samples sempre traz consigo a dor-de-cabeça dos direitos autorais. Por isso, uma série de empresas cuidam desse lado burocrático e lançam pacotes de samples que você pode comprar e utilizar sem preocupação. O problema disso é que queremos ser originais, e às vezes esses samples já são usados por muita gente. Minha dica é usar esse tipo de pacote somente para batidas (loops e samples de bateria) e, se for usar outros tipos de samples, aplique bastante efeito para descaracterizá-los. Duas empresas muito famosas nesse ramo são a Loopmasters e a Vengeance

Existem pacotes grátis de sample que são muito bons e vou buscar deixá-los informados sobre isso neste blog. Por ora, recomendo dar uma viajada pela biblioteca de audio do www.freesound.org. É um site colaborativo, em que várias pessoas podem postar samples e todos eles são livres de direitos autorais (em geral, usam a licença Creative Commons). A grande vantagem é que como a biblioteca é muito grande e diversa, há mais chances de os samples que você encontrar não serem usados por quase ninguém. O problema é que dá mais trabalho ficar procurando sample por sample do que ter um pacote que te dá tudo de mão beijada. Mas o destino sempre recompensa os bons pesquisadores... 


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